As Obras da Carne – Gl 5:16-21 – Capítulo 6_Parte 1_Pecados Sociais – Ciúmes.
Estudo da Sociedade Feminina da Igreja Batista Regular Renascer – Manaus, AM

Capítulo 6

OS PECADOS SOCIAIS: CIÚMES, INVEJA, IRAS, INIMIZADES, PORFIAS, DISCÓRDIAS, DISSENÇÃO E FACÇÕES.

TEXTO BÍBLICO

Gl 5:19-21  “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: … ciúmes, inveja, iras, inimizades, porfias, discórdias, dissenção e facções…” 

ALVO

Desvendar o nosso coração, descobrindo sentimentos que podem estar resistindo ao controle do Espírito Santo. E, ao identificá-los, lutar contra eles, com todas as nossas forças para vencê-los, através da amorosa obediência e submissão a Deus.

ESBOÇO

Introdução

  1. Pecados físicos contra a saúde
  2. Ciúmes
  3. Inveja
  4. Iras
  5. Inimizades
  6. Porfias
  7. Discórdias
  8. Dissenção
  9. Facções
  10. Lutando contra a própria vontade

Conclusão

INTRODUÇÃO

Dentre as “Obras da Carne” alguns pecados são chamados sociais porque influenciam diretamente em nossa vida social, nos nossos relacionamentos, seja na família, igreja, escola ou trabalho. Nós vamos tratar de sentimentos que nem sempre tem uma manifestação aparente, mas que podem existir e persistir dentro do crente como um câncer, minando sua vida espiritual.

O crente possui duas naturezas – a Velha Natureza, carnal e terrena, recebida de seus pais e a Nova Natureza, espiritual e divina, recebida de Cristo. Lembrem-se, vivenciamos uma guerra interior e é imprescindível que, pelo Espírito, mortifiquemos as obras da carne (Rm 8:13) e tomemos posse da vida eterna (1Tm 6:12).

I.        PECADOS SOCIAIS

1.     Ciúmes

O termo ciúmes, do grego – ζῆλος (zelos) – significa zelos, ciúmes, emulações (sentimento que leva o indivíduo a tentar igualar-se a ou superar outrem).

Considerado positivamente.

Cuidado meticuloso e diligente, interesse, empenho, afeição íntima, dedicação ardente. Sempre o propósito é glorificar a Deus.

Jesus cristo expulsou do templo as pessoas que comercializavam:

     João 2:17 “lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: o zelo da tua casa me consumirá.“

Considerado Negativamente.

Caracteriza um cuidado ignorante, egoísta, exagerado e prejudicial. Por causa do medo, desconfiança, insegurança, ou desejo de posse absoluta, a pessoa passa a agir sem sabedoria, com extremismo, pensando só em si, prejudicando quase sempre a si mesmo e a pessoa ou coisa que diz amar. [1] Ciúmes é o contrário de altruísmo.

Os sacerdotes por ciúmes prenderam os apóstolos.

Atos 5:17-18  “levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos  saduceus, tomaram-se de inveja (zelos), prenderam os apóstolos e os recolheram à prisão pública.”

O ciumento não age com sabedoria, fica nervoso, trata as pessoas com grosseria, causa mal entendidos, escândalos, brigas. Por fim, fica descontente, amargurado e triste. Nunca jamais os ciúmes devem ser confundidos com amor, pois este é altruísta e não arde em ciúmes (1 Co 13:4).

Exemplos bíblicos de ciúmes: [2]

  • Os irmãos de José

Gn 37:4 Vendo seus irmãos que seu pai o  arnava mais do que a todos os outros seus irmãos, odiaram-no e já não podiam falar  corn ele pacificamente.

  • Os homens de Efrairn

Jz 8:1 Então os homens de Efraim lhe disseram: Que é isto que nos fizeste, que não nos chamaste, quando foste pelejar contra os midianitas? E contenderam com ele fortemente.

  • O rei Saul

 ISm 18:8 Então Saul se indignou muito  pois estas palavras lhe desagradaram muito  e pensou: Dez milhares deram a Davi, e mim somente milhares. Na verdade, o  lhe falta, senão só o reino? (2Sm 19:41;  Pv 6:34)

  • Os trabalhadores na vinha

Mt 20: 12 Disseram: Estes últimos trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e o calor do dia.

  • O irmão mais velho

LC 15:28 Mas ele se indignou, e não que ria entrar. Então, saindo o pai, instava con ele.

O ciúmes é um defeito de caráter e a pessoa quase sempre nega possuir tal característica. Por exemplo: ciúmes entre casais, sogra com nora ou genro, dona de casa com higiene e arrumação do lar,

a pessoa e seus objetos pessoais ou suas amizades, o pastor com os membros da igreja ou com o púlpito, os professores com os cargos ou alunos e até entre as crianças mais tenras ele se manifesta.

Por isso, devemos analisar nossas vidas e verificarmos se este sentimento está presente e verificarmos se é no bom sentido, agradecendo a Deus.

Rm 12:8  “Ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência (zelos) ; quem exerce misericórdia, com alegria.”

Porém, se encontrarmos ciúmes no mau sentido, devemos quedarnos aos pés de Jesus e, arrependidos, pedirmos ajuda.

1 João 1:9  “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos Purificar de toda injustiça.”


[1] As Obras da Carne. Israel Carlos Biork. Sociedade Brasileira de Folhetos. 04562 – São Paulo/SP.

[2] BÍBLIA. Português. Bíblia de Referência Thompson. Tradução de JFA. Ed. RC. Compilado e redigido por Frank Charles Thompson. São Paulo: Vida, 1992. Pág. 1201.